Criando Pendrive bootável com Rufus

 O Rufus é um pequeno programa que permite formatar e criar USB bootaveis como, por exemplo, um pen drive bootável para instalar o Windows 7, inclusive com suporte a UEFI.

O Rufus pode ser baixado aqui mesmo no site do SUPERTECH.

A diferença deste aplicativo para os outros é o fato do Rufus aqui não poder fazer uma mídia USB multibootável (com mais de um sistema operacional no mesmo USB), como pode ser feito nos outros aplicativos. Mas, é outro programa bastante útil para criar um pendrive bootável.

Para fazer um👀 multibootável use o YUMI que temos também um tutorial aqui no SUPERTECH.

Neste tutorial, usei a imagem ISO da build mais recente do Windows 10. Caso você queira fazer o mesmo, poderá baixar a imagem no site da Microsoft clicando aqui e escolhendo a edição.

Criando um pendrive de boot com o programa Rufus

Então, com a imagem do Sistema Operacional baixada, o próximo passo é fazer o download do aplicativo Rufus.

Através do gerenciador de janelas (Windows Explorer), acessaremos no diretório que foi baixado o aplicativo Rufus e então daremos um duplo clique nele para poder executá-lo.

Criando pendrive boot com o Rufus👀👀👀

Após ter dado o duplo clique, aparecerá a janela de Controle de Usuário para podermos dar a permissão de execução do aplicativo, a qual deveremos clicar no botão Sim.

Criando pendrive boot com o Rufus

A seguir, aparecerá outra janela, solicitando permissões para que o aplicativo Rufus procure atualizações na Internet, e então clicaremos em Sim.

Criando pendrive boot com o Rufus

Com o Rufus aberto e com o pendrive plugado no computador, automaticamente o programa irá identificar o dispositivo USB que está conectado para ser utilizado. Na seleção de disco de boot, iremos clicar em SELECIONAR para localizarmos a imagem ISO do sistema operacional que iremos utilizar para a criação da mídia.

Criando pendrive boot com o Rufus

Reparem que a imagem ISO do sistema operacional selecionado irá aparecer na seleção de boot e aparecerá a Opção de Imagem que iremos deixar como “instalação padrão do Windows”. Em esquema de partição deixaremos como “GPT” e sistema de destino como “UEFI (não CSM)”. Em opções de formatação, poderemos definir um nome para o dispositivo. Em sistema de arquivos, foi selecionado como “NTFS”, pois a imagem baixada do site da Microsoft é maior que 4 GB e este tamanho de arquivo não é suportado por Fat32.

Agora é só clicarmos em INICIAR para começar a criação do dispositivo bootável com o programa Rufus.

Criando pendrive boot com o Rufus

Ao clicar em INICIAR, antes de prosseguir, aparecerá uma janela avisando que tudo que estiver dentro deste dispositivo será apagado. Se você está certo que é a mídia correta e que já efetuou os backups dos arquivos que lá estavam, basta clicar em “OK” para prosseguir.

Criando pendrive boot com o Rufus

O restante do processo de criação do pendrive bootável (USB de Boot) será feito automaticamente e podemos acompanhar através da barra de Status situada na parte inferior do Rufus. Quando esta barra aparecer totalmente preenchida e escrita PRONTO, poderemos clicar em FECHAR para finalizar o aplicativo. 

Criando pendrive boot com o Rufus

Pronto! Agora o dispositivo bootável para instalação do Windows está pronto e disponível para uso.

Lembrando que é possível também usar um sistema operacional que rode diretamente no pendrive, como por exemplo o Linux. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário